top of page

Botafogo exibe sua força em todas as suas facetas, firmando-se como candidato ao título após eliminar o São Paulo

O Botafogo eliminou o São Paulo para avançar às semifinais da Libertadores, com todos os méritos e de forma indiscutível, mas sofrendo muito. E assim, com todos os méritos e de forma indiscutível, mas sofrendo muito, também já havia eliminado o Palmeiras, nas oitavas de final. Pode parecer estranho que a esquadra botafoguense, hoje um time superior aos rivais paulistas, tenha precisado de tanta angústia para seguir avançando no torneio continental e conquistar uma vaga entre os quatro melhores após 51 anos.


Foto por: Fogaonet.com


Há alguns motivos para que assim venha acontecendo. O primeiro e mais óbvio é que a Libertadores é um torneio que faz brotar empenho físico e mental em doses tão cavalares que uma eventual superioridade técnica pode ser questionada nos momentos mais decisivos -- aí está o tetracampeão Estudiantes de La Plata para nos desenhar a equação no quadro negro. E vejamos o São Paulo, que ontem, quando atacava, precisava de uma usina Itaipu para acender um palito de fósforo e arrancava os próprios sisos para conseguir ingressar com os dois pés na área botafoguense. Inferior, o time de Luis Zubeldía moveu montanhas para conseguir fazer frente ao Botafogo e levar a disputa até os penais.


Foto por: Marcos Ribolli


A expectativa de que o Botafogo poderia avançar com relativa tranquilidade é motivada pelo desempenho da própria equipe de Artur Jorge -- tanto ontem quanto no jogo de ida, no estádio Nilton Santos, os alvinegros tiveram um primeiro tempo avassalador. Na primeira partida, a eliminatória já poderia ter sido resolvida nos 45 minutos iniciais. E ontem a hierarquia técnica e anímica foi ainda mais impressionante, pelas circunstâncias apresentadas. Em um cenário espetacular, em um dos estádios mais emblemáticos das noites de Libertadores, o Botafogo simplesmente dobrou o São Paulo e colocou no bolso, enquanto dissipava a atmosfera do Morumbi com um assopro.


Comments


bottom of page